A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), responsável por atuar na regulamentação, promoção e expansão da atividade marítima no Brasil, e diversos representantes de orgãos que atuam nesse segmento, realizaram nesta terça-feira (21), no Pier Mauá, um encontro que serviu para apresentar um balanço geral da última temporada de cruzeiros 2023/2024, e alinhar os detalhes para o próximo período de navegação, que começa em novembro deste ano.
Os cruzeiros trazem impactos extremamente positivos nas cidades que recebem os navios, impulsionando a economia local e criando diversos empregos. Isso movimenta não apenas o turismo, mas também muitos outros setores e serviços como transporte, alimentação, artesanato etc.
Segundo a Clia, a intenção de cruzeiro continua forte entre os cruzeiristas e os potenciais novos cruzeiristas onde 12% dos viajantes de cruzeiros fazem cruzeiros duas vezes por ano e 10% dos viajantes de cruzeiros fazem de três a cinco cruzeiros por ano. A capacidade global de cruzeiros deve crescer pelo menos 10% de 2024 a 2028. Outros pontos notáveis são: que o futuro do cruzeiro é a geração mais jovem – em média 46 anos; o aumento do número de viajantes solo – em torno de 13% de viajantes de cruzeiros partindo de portos da América do Norte estão viajando sozinhos. E outro dado relevante é o crescimento de viajantes de cruzeiros que viajam com três a cinco gerações, em média 28%. Outro dado interessante é o número de passageiros navegando em roteiros de expedição que aumentou 71% de 2019 (antes da pandemia) para 2023.
Leia mais em: www.piermaua.rio